João Junior em Portugal: Dia 6 (Abertura oficial do MEXE)

João Junior | 08 de Setembro de 2015

João Junior, nosso diretor, está participando o MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade. Estamos publicando seus relatos diários de como está sendo o evento. Aqui está o sexto dia:

 

Dia 6 - Abertura oficial do MEXE
Ontem foi abertura oficial do III MEXE, Encontro de Arte e comunidade com o lançamento do documentário CIDADÃOS DE CORPO INTEIRO de Patricia Poção e do lançamento do livro Arte e Comunidade, organizado por Hugo Cruz.

O filme é um relato poético e documental da montagem do Espetáculo MAPA realizado pela Pele Espaço. O espetáculo busca construir uma cartografia afetiva da cidade do Porto a partir da visão e memória de seus habitantes.

O Porto vem se tornando um dos principais destinos turísticos da Europa e com isso a cidade tem sofrido com a especulação imobiliária e ocupação de espaços históricos que vão sendo transformados em uma vitrine vazia de contemplação.

Caminhando pelo Porto percebo milhares de turistas a empunhar suas máquinas pelos prédios e paisagens. Antes de entrar, tocar, ver, sentir o impulso inicial é sacar as máquinas. As cidades vem se tornando empresas e devem pertencer a seus acionistas e não aos cidadãos.

Pois Bem, o documentario e o Mapa são um desejo de cidade partilhada e construída por todos. É uma utopia de cidade que se inverte e se recria por um sonho de convivência e partilha. Oxalá, o mapa, a pele e todos nós nos tornemos cada vez mais CIDADÃOS DE CORPO INTEIRO.

Comente