Daqui a pouco o peixe pula
DAQUI A POUCO O PEIXE PULA é o primeiro espetáculo da Trilogia das Águas, realizada na residência artística do Coletivo Estopô Balaio no bairro do Jardim Romano. Nela, os atores-moradores entram em cena para contar suas próprias histórias e a de seus parentes e vizinhos. Pessoas que, assim como eles, também sofreram com a invasão das águas através das enchentes.
Para tanto, foram realizadas diversas entrevistas com vizinhos e uma extensa documentação de histórias de vida. A obra denuncia, mas também poetiza e ressignifica. Os documentos oficiais, o Governo, a imprensa, nada disso é importante aqui. O principal elemento da cena é o morador, sua história, sua perspectiva, seu olhar sobre o que aconteceu com ele e com os seus.
A visita do prefeito ao bairro, o contato com a imprensa, o pé na água, os móveis perdidos, a mudança das famílias para a laje para fugir das águas são fatos relatados de forma poética e cômica.
O espetáculo não conta com atores-estrangeiros. Ele é feito pra rua e se adapta a diversos locais. Em sua primeira temporada, percorreu ruas, escolas e instituições do Jardim Romano e de cidade do Alto Tietê.
Na segunda temporada, entre 2014 e 2015, o Peixe Pula realizou seis apresentações no CEU Três Pontes, EMEF Guilherme de Almeida, Sarau da Praça, Slam da Guilhermina, Ermelino Matarazzo e Instituto Pombas Urbanas.
Ficha Técnica
-
Ideia Original, Direção e Dramaturgia
João Júnior -
Assistente de Direção
Recy Freire -
Elenco
Adriele Rezende, Bruno Fuziwara, Keli Andrade, Paulo Oliveira, Wemerson Nunes, Edson Lima -
Figurino
João Júnior -
Músicas
Diane Oliveira -
Participação
Eduarda Andrade -
Status:
Em repertório