Festival Balaio de Cenas Curtas
O “Festival Balaio de Cenas Curtas - 4a edição” é mais uma das tramas de sonhos do Coletivo Estopô Balaio que, assentado no extremo leste da cidade de São Paulo, busca tecer redes com coletividades de diversos territórios e linguagens.
E ele vem com a ousadia de sonhar um festival de teatro nas margens do rio, em diálogo com as águas que nos margeiam.
Acontecendo desde 2020, o Festival Balaio de Cenas Curtas ganha cada vez mais fôlego e em sua 4a edição é composto por 16 coletividades que se apresentam em 2 dias de programação. As cenas curtas são os resultados dos processos vividos em residência artística que teve como tema “Territórios e ancestralidades: o que é ser latino-americano?”.
A residência teve duração de duas semanas (onde os coletivos selecionados foram divididos em duas semanas) e ocorreu no bairro do Jardim Romano, sede do Coletivo Estopô Balaio, que coordenou as atividades e compartilhou metodologias dramatúrgicas e processos que inspiram suas criações. O espaço de compartilhamento criado permitiu o re-conhecimento entre diferentes coletividades que receberam ainda a oficina formativa Teatro Multicultural e o Seminário sobre o Movimento Zapatista, buscando ampliar o repertório multicultural fundamental às criações artísticas.
A programação do Festival Balaio de Cenas Curtas - 4a edição é o resultado de inúmeros fios que, juntos, tecem os caminhos. Estamos entremeados - ideias, sonhos, passados, futuros - um Balaio de infinitas possibilidades.
Ficha Técnica
-
DIREÇÃO, CURADORIA E MEDIAÇÃO:
Coletivo Estopô Balaio -
COLETIVO ESTOPÔ BALAIO:
Ana Carolina Marinho, Dandara Azevedo, Dunstin Farias, Keli Andrade, Juão Nyn, Lisa Ferreira, Mara Carvalho, Muri Palma, Wemerson Nunes -
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO:
Wemerson Nunes -
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO:
Muri Palma -
MCS:
Ana Carolina Marinho e Dunstin Farias -
MÍDIAS SOCIAIS:
Gabriel Carneiro -
DESIGNER GRÁFICO:
Felipe Barbosa -
ILUSTRAÇÕES:
Mara Carvalho -
ILUMINAÇÃO:
Julia Orlando -
SONOPLASTIA:
Bruna Moreti e Jomo Faustino -
FOTOGRAFIAS:
David Rodrigues -
VÍDEOS:
Lenise Oliveira e Ananda Ismail -
INTÉRPRETE DE LIBRAS (DURANTE O FESTIVAL):
Natália Belo e Karla Fiorante -
INTÉRPRETE DE LIBRAS (DURANTE A RESIDÊNCIA):
Regiane Eufrausino e Thalita Passos -
AUDIODESCRIÇÃO:
Rodrigo Sanches -
OFICINA DE TEATRO MULTICULTURAL:
Cintia Alves, Fábio De Sá e Naiane Olah -
SEMINÁRIO SOBRE “MOVIMENTO ZAPATISTA”:
Juliana Muniz -
SECRETARIA:
Lisa Ferreira -
COLABORADORES:
Fernanda Ramos e Murilo Garcia -
REALIZAÇÃO:
Coletivo Estopô Balaio, Cooperativa Paulista de Teatro, Lei Paulo Gustavo - Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal. -
Status:
Em cartaz