Territórios de criação: práticas artístico-pedagógicas do teatro de grupo inscritas na construção coletiva da cidade

A partir da articulação de referencial teórico, pesquisa de campo e as experiências como integrante de coletivo do teatro de grupo, o estudo realizado objetivou analisar a relação entre núcleos artísticos do teatro de grupo da cidade de São Paulo e o entorno de seus espaços culturais, aqui chamados de territórios de criação, a partir do ponto de vista da ação cultural. Um aspecto importante é a diversidade de possibilidades na atuação e intencionalidade artística-pedagógica em relação as características dos territórios. Para se entender estas interações foram realizadas entrevistas com integrantes de oito coletivos em atividade. Na leitura da atuação teatral de coletivos da cidade de São Paulo se revelou fundamental um olhar para além das produções de seus espetáculos. As ações arte-educativas nos territórios, desenvolvidas pelos grupos são experiências espalhadas pelo tecido urbano. A ação cultural (COELHO, 2012; FREIRE, 1978) é a base do processo práxico que se desenvolve com o passar do tempo, em cada oficina, peça, evento, encontro, festa. O sujeito histórico teatro de grupo sobrevive na cidade achando as brechas e incidindo nos contextos urbanos a partir de seu encontro, do estar presente e em relação, criando direta ou indiretamente projetos artísticos-políticos-pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foram estabelecidas interlocuções teóricas com pensadoras e pensadores que abordam como temas a pedagogia do teatro, o sujeito histórico teatro de grupo, o espaço urbano, o território e a ação cultural.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK