Por entre as trilhas chuvosas de uma travessia: teatro, ação cultural e formação artística na cidade de São Paulo

Esta tese se propõe a investigar como o conceito de ação cultural, aliado à ideia de formação artística se manifesta no âmbito teatral da cidade de São Paulo nos dias de hoje. Examino, para isso, a trajetória do conceito de ação cultural, seus ideários, sua relação com as políticas públicas de cultura e as influências a que esse tipo de prática está submetida no contexto paulistano contemporâneo. Da mesma maneira, analiso a evolução da ideia de formação e as relações entre arte e educação. Relaciono esses conceitos aos projetos públicos de São Paulo que têm a formação artística e o desenvolvimento cultural da cidade como objetivos principais. O foco na atividade teatral se dá a partir de práticas artístico-pedagógicas relacionadas à ação política, entre grupos de teatro subsidiados pelo poder público. Investigo assim as correspondências entre os grupos fomentados e os programas de formação da Secretaria Municipal de Cultura, que constituem uma rede de ações, proposições artístico-pedagógicas e interferências no espaço da cidade, na amplitude das suas periferias. Procuro, dessa maneira, iluminar a reflexão sobre a ação cultural e a formação artística empreendidas pelos grupos de teatro como síntese arte-política, confrontando os espaços, culturas e instituições da cidade em encontros transculturais. A partir desse objeto e dos contextos investigados, proponho a reflexão sobre o papel dos artistas de teatro na cidade de São Paulo como formadores e agentes culturais, ampliando o debate sobre as políticas públicas de cultura e o entendimento sobre a prática artística enquanto ação pedagógica e política.

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