Entre shows, eventos e teatros: a retomada das atividades presenciais nas periferias de SP
Teatro no trem
O espetáculo “A cidade dos rios invisíveis”, que recebeu o Prêmio Shell na categoria Inovação em 2020, reestreia neste domingo (3/4), presencialmente pelos trens de São Paulo.
O Coletivo Estopô Balaio é o grande responsável pela apresentação da peça que valoriza a memória de pessoas migrantes. O espetáculo é finalizado no Jardim Romano (zona Leste de São Paulo) e faz parte de uma trilogia iniciada em 2012 pelo coletivo inspirada nas histórias de enchentes e alagamentos vividas pela população do bairro.
A peça é itinerante, percorre quase 40 km no vetor centro-leste da cidade de São Paulo e conduz o público pela linha 12 – Safira da CPTM e pelas ruas do bairro Jardim Romano até o córrego Três Pontes, um braço do rio Tietê.
Com um elenco de cerca de 30 pessoas em cena, a viagem teatral se inicia nos vagões do trem, onde público munido por fones de ouvido e MP3 observam as paisagens através das janelas. Ao desembarcar, as intervenções artísticas – dança de rua, rap, teatro, poesia e performances – se entrelaçam com o cenário cotidiano dos moradores do bairro e com as histórias dos grafites e das enchentes que assolaram o bairro. A cidade é o cenário do espetáculo e os moradores e o bairro os protagonistas.
Serão 12 apresentações presenciais, sempre nos domingos e feriados de abril e maio de 2022. Para embarcar nesta viagem teatral, é só escolher o dia que quer assistir e garantir seu ingresso gratuito ou colaborativo pelo site do coletivo. Clique aqui. Os ingressos são válidos até às 13h30 do dia da apresentação.
Comente