Critica- A Mãe': filme gravado no Jardim Romano retrata a perda de um filho para a violência policial

Uma mãe periférica que busca pelo paradeiro do filho é o tema explorado em "A Mãe", filme de Cristiano Burlan, 47, que estreia neste dia 10 de novembro nos cinemas brasileiros. A produção esteve presente na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo deste ano e também foi exibida pela primeira vez no 50º Festival de Cinema de Gramado de 2022.

Gravado no Jardim Romano, bairro do Jardim Helena, na periferia da zona leste da capital paulista, o longa conta com os moradores da região para compor parte do elenco. Retratando a violência policial, o diretor busca representar o sofrimento de mães que, muitas vezes, não conseguem nem mesmo enterrar o próprio filho.

Por conta da roteirista, o grupo de teatro Coletivo Estopô Balaio, que atua na região, também participou da produção e ajudou a compor o elenco. "O coletivo deu espaço para o meu corre artístico. Fiz parte do espetáculo 'A Cidade dos Rios Invisíveis' e assim fui construindo minha arte", conta Dunstin Farias, 25, rapper e ator que interpreta Valdo, o filho desaparecido de Maria.

Jardim Romano nos cinemas

Não é de hoje que o Jardim Romano tem uma cena cultural de destaque. Segundo Dunstin Farias, a formação artística dele foi toda pelo bairro. "A primeira vez que cantei em um lugar lotado foi no teatro do CEU [Centro Educacional Unificado], minha escola foi inteira assistir. Meu tio vivenciou o universo do teatro desde muito cedo, então cresci nesse meio", conta.

O Coletivo Estopô Balaio, do qual o ator participa, já trazia apresentações teatrais para o bairro. Mas o filme trouxe uma nova proporção. "É a primeira vez que o Jardim Romano teve uma produção audiovisual desse tamanho. Então é possível ver a paixão dos moradores vendo a própria quebrada sendo representada", comenta.

"Geralmente, quando aparece a periferia, é com outro tipo de abordagem. No processo de filmagem na quebrada, tivemos o povo, nossa gente sendo representada ali"

Dunstin Farias, ator do filme

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK