Comunicação e narrativas de uma imigrante nordestina em São Paulo no contexto do coletivo teatral Estopô Balaio

Essa dissertação tem como objetivo analisar a ressignificação das narrativas da carta de uma imigrante nordestina, na cidade de São Paulo, no contexto da produção, circulação e consumo comunicacional de duas produções do coletivo Estopô Balaio – um espetáculo teatral e um curta metragem. Buscamos levantar as dimensões dessas narrativas em que as ressignificações tanto do coletivo, quanto da imigrante autora da carta, visam enfatizar as singularidades das trajetórias vividas por uma imigrante nordestina em São Paulo. A discussão teórica orienta-se por reflexões em torno das interfaces entre comunicação, estudos culturais e de recepção, subjetividades migrantes, migração feminina e nordestina, narrativas e relatos de si, situados no marco da constituição do capitalismo e do sujeito neoliberal. A pesquisa, de caráter qualitativo, se constrói a partir de um percurso metodológico que abrange os seguintes procedimentos: a) revisão bibliográfica; b) levantamento documental sobre a trajetória do coletivo Estopô Balaio, das cartas de imigrantes pertencentes ao acervo do coletivo e das produções do coletivo sobre a carta da imigrante nordestina – um espetáculo teatral e um curta metragem c) observação de dois espetáculos que tinham como temática principal a migração nordestina, sendo eles: Porta(ria) Silêncio e A Invenção do Nordeste d) entrevistas semi-dirigidas com integrantes do coletivo teatral e com uma imigrante nordestina autora da carta ressignificada pelo coletivo. Os resultados da análise empírica apontam para três dimensões das narrativas da carta sobre a trajetória de uma mulher imigrante nordestina em São Paulo que aparecem ressignificadas, de modo diferenciado, pelas produções comunicacionais do coletivo – espetáculo teatral e curta metragem - e pela própria imigrante autora da carta que participa dessas produções: a violência de gênero, a xenofobia e o discurso de superação individual do imigrante.

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