Portar(ia) Silêncio

PORTAR(IA) SILÊNCIO – UMA EXPERIÊNCIA DRAMATÚRGICA é o primeiro espetáculo do Coletivo Estopô Balaio. Com atuação e direção de João Junior, diretor do grupo, o monólogo aborda a migração nordestina em São Paulo a partir da história de nove porteiros radicados na cidade.

João partiu da própria experiência para realizar a montagem. Potiguar residente em São Paulo há sete anos, o espetáculo foi a forma poética que ele encontrou para se relacionar e compreender esta nova cidade e as ausências que ela impunha.

“A ideia nasce quando eu migro. A forma de eu me sustentar em uma cidade como São Paulo foi através da poesia e de uma pesquisa enquanto artista. Foi aí que eu comecei a lançar foco sobre a migração”, conta João.

Portar(ia) Silêncio ganhou o prêmio Myriam Muniz da Funarte em 2010; foi indicado pela Folha de São Paulo como um dos melhores espetáculos do ano de 2011; realizou temporadas no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, em Natal/RN em 2010 e no Centro Cultural de São Paulo, em 2011 e circulou pelos CEU’s (Centros Educacionais Unificados) de São Paulo. Em 2014, realizou pequena temporada no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro.

Ficha Técnica